Contato

contato@alineguedesarquitetura.com.br
(51) 3626.2017
(51) 98955.0804
R. Bento Gonçalves 428, Sala 03
Centro,Torres - RS

Mulheres empreendedoras – home office

Mulheres empreendedoras – home office

Que o número de mulheres empreendedoras, que estão à frente de seus próprios negócios vem crescendo a cada dia, nós já sabemos. Mas na hora de montar o seu espaço vem aquela dúvida, apostar em uma sala comercial ou trabalhar em home office? Dependendo da atividade e principalmente para quem está iniciando seu novo negócio, o home office pode ser uma ótima alternativa. É uma tendência de mercado e que pode ajudar a poupar tempo de deslocamento e ser mais produtivo na hora de trabalhar.

Para quem decidir trabalhar em home office, é muito importante ter um local específico para as tarefas. Trabalhar na cama ou no sofá poderá atrapalhar a produtividade e fazer você perder o foco. É preciso ter um espaço que mostre que você não está em casa descansando e sim, trabalhando.

Abaixo seguem algumas dicas para quem não sabe por onde começar:

Primeiro passo: escolha do local. Tente achar um local da sua casa que esteja ocioso, o espaço não precisa ser grande, apenas o suficiente para conseguir organizar tudo que você irá precisar. Além disso, é importante verificar se o local não vai gerar muitos momentos de distrações, como por exemplo, próximo à televisão, onde muitas pessoas passam ou com muito barulho.

Mobiliário – Após decidir o local ideal, é hora de pensar no mobiliário. As opções podem ser marcenaria sob medida ou móveis prontos, do tipo: monte você mesmo. Aí vai do gosto  e da necessidade de cada um, enquanto os móveis sob medida são feitos exatamente para um espaço definido, os prontos conseguem se adequar a diversos espaços.

Iluminação: O que também não pode faltar em um home office é uma boa iluminação, ela ajudará você a ser mais produtivo. Muitas vezes em casa damos prioridade por uma iluminação mais aconchegante, mais quente e até indireta. Porém no home office, é necessário uma iluminação mais potente. Na hora de escolher o local para montar a sua estação de trabalho, priorize por locais onde tenha uma boa incidência de luz natural e aberturas de janelas para uma boa ventilação. Caso essa não seja uma possibilidade, opte por uma boa luminária que focalize a iluminação na estação de trabalho.

Organização: Para o trabalho fluir melhor e não ter risco de distrações com coisas que estejam ao seu redor, o espaço deve estar sempre organizado. É importante deixar à mão apenas os itens que precisará para a atividade a fazer, para isso deve-se ter porta canetas e objetos, bandeja para papel, impressora, etc. Na hora de montar o home office, é importante verificar os itens que se tem e onde precisará guardá-los. Se forem muitos documentos ou produtos de estoque, um armário com portas fechadas poderá ajudar a manter o local mais organizado, já se não tiver muitos itens a guardar, uma boa opção são as estantes e prateleiras, onde além de organizar os objetos, já servem de decoração, pois os mesmos ficam expostos. Outra dica: para não esquecer nenhuma tarefa, além de agendas você também pode usar um quadro de organização para deixar a vista tudo que precisa fazer. Ele pode servir para colocar recados, lembretes e também como um local para deixar algumas inspirações.

Cadeira: Dependendo da atividade principal da empresa, a pessoa pode ficar praticamente todo o horário de trabalho  sentada, então é fundamental ter uma cadeira confortável. De preferência, sempre que possível, o ideal é ver a cadeira e testá-la antes da compra.

Decoração: Uma das inúmeras vantagens de se ter um escritório em casa é poder decorar tudo de uma forma que combine com seu jeito e com o do seu negócio. Aqui valem quadros, plantas, papel de parede, uma pintura diferente, enfim, tudo que você achar que combine!

Ainda ficou com alguma dúvida? Entre em contato que vou ficar muito feliz em poder te ajudar.

LEGENDAS DAS IMAGENS

 

 Aqui foi criado um espaço de trabalho junto ao dormitório. A escrivaninha separa a área de dormir da área de trabalho, com tampo em vidro mantem o ambiente leve, criando a divisão dos espaços sem pesar. Abaixo armário com portas de correr para armazenar os itens de trabalho.

 

Neste apartamento era necessário criar uma estação de trabalho, porém, não se encontrava espaço. Neste projeto optamos por usar um espaço não utilizado na sacada para criar um pequeno home office. Foi o lugar ideal, onde tem abundância de luz natural, vista para a cidade e um espaço tranquilo e silencioso para trabalhar, já que nesse caso a sacada é separada do espaço social por portas de correr.

 

No projeto deste home office optamos por utilizar móveis prontos, pois havia espaço e não havia necessidade de espaços de armazenamento de objetos e documentos muito específicos. Aqui usamos um mural aramado para deixar todos os compromissos a vista.

 

Este home office foi criado para ser um espaço multiuso – escritório e quarto de hóspedes. Foi projetada uma bancada compreendendo toda a extensão da parede de fundo do ambiente, onde o espaço de trabalho pode ser beneficiado pela luz natural da janela. Ao lado, um sofá cama que serve de espaço para atendimento dos clientes.

Escrever um comentário