Contato

contato@alineguedesarquitetura.com.br
(51) 3626.2017
(51) 98955.0804
R. Bento Gonçalves 428, Sala 03
Centro,Torres - RS

Ambiente de desejo: closet

Ambiente de desejo: closet

Ter um espaço para organizar as roupas e acessórios é o sonho de muita gente, e de repente, pode ser o seu. Só que muitas vezes este desejo é deixado de lado em face da falsa ideia de que seja necessário um grande espaço para este fim. Porém, com um bom planejamento, é possível montar o closet dos sonhos mesmo em espaços reduzidos.

Os closets podem ser fechados com portas ou abertos, como também podem estar integrados ao quarto, ou compor um ambiente separado.

Uma das primeiras coisas a ser pensada é a necessidade do usuário, bem como qual será o volume de peças entre roupas, sapatos e acessórios a ser armazenado no espaço. É a partir daí que o tão sonhado closet começa a ser planejado. Após isso, tendo em mente o espaço disponível e a quantidade de itens, os armários devem ser arquitetados e divididos basicamente em três partes principais: inferior, superior e maleiro.

Na parte inferior devem ficar os espaços destinados para as calças, gavetas, e em alguns casos, dependendo da disponibilidade de espaço, também os sapatos.

Na parte superior devem ficar os cabides e prateleiras para a disposição das roupas que devam ser dobradas. O ideal é destinar dois terços deste espaço para os cabides, onde as roupas ficam melhor dispostas e visíveis.

No maleiro devem ficar além de malas, os itens que não são usados com frequência, como as roupas de outras estações.

Se houver disponibilidade de espaço, o ideal é destinar um armário separado para os sapatos e bolsas, esse com uma profundidade menor que os armários destinados para as roupas.

Alguns pontos são importantes na hora de planejar o closet:

Profundidade: a profundidade ideal dos armários para armazenar as roupas em cabides é de 60 cm. Um armário destinado para os sapatos e bolsas deve ter a profundidade de 30 cm.

Altura para cabides: a altura ideal para o espaço dos cabides onde serão dispostas camisas, ternos, blusas e jaquetas é de 90 a 110 cm, para casacos e saias 120 a 140 cm e para vestidos e casacos longos 160 cm.

Outro item de desejo para este espaço é a penteadeira. Ela é o espaço ideal para organizar os itens de beleza, maquiagem e também acessórios. Nela pode-se criar gavetas com divisórias e um tampo de vidro que possibilite a visualização dos objetos. Essas divisórias devem ser feitas de acordo com a necessidade, adequando o espaço e os acessórios.

Aspecto importante: A boa iluminação é essencial para esse espaço! A luz ideal é a natural, porém muitas vezes essa não é uma possibilidade. Nesses casos, a iluminação artificial deve ser disposta preferencialmente nas laterais da penteadeira, pois assim não formará nenhum tipo de sombra no rosto. Por este motivo as penteadeiras de camarim fazem tanto sucesso, uma vez que conseguem iluminar toda a face, uniformemente. Além da disposição que elas terão, é imprescindível escolher a lâmpada ideal. Deve-se optar pelas que tenham maior Índice de Reprodução de Cor (IRC). Esse valor vai de 0 a 100, quanto mais próximo do 100, mais fiel é a reprodução das cores comparado as que enxergamos com a luz do dia. Podemos considerar as lâmpadas com IRC entre 80 a 100 as ideais. Hoje encontramos no mercado lâmpadas de LED, que são muito eficientes e duráveis e que já possuem IRC de 100.

Uma dica é projetar esses espaços através de uma marcenaria personalizada, criando gavetas, divisórias e prateleiras conforme a sua necessidade. Para um melhor planejamento, procure um arquiteto de sua preferência.

Closet com porta central de correr espelhada, espaços destinados para cabides com alturas entre 110 a 190cm e gaveteiros com a frente em acrílico, assim possibilitando uma melhor visualização dos itens armazenados.

 

Penteadeira com iluminação tipo camarim, com a luz vindo de frente para o rosto, essa é a iluminação ideal para se maquiar, pois ela não produz sombras no rosto, iluminando-o por completa de forma igual.

 

Armário destinado aos sapatos, bolsas e acessórios. Cada prateleira foi projetada com a altura ideal para cada item. Ao fundo penteadeira com gavetas com divisórias para maquiagens e acessórios, a parte de cima é em vidro para a fácil visualização dos itens. Compondo o espaço a cadeira de design Victória Ghost.

Ao centro do espaço um puff, que além de ser um item ideal para ajudar a calçar os sapatos, também serve para decorar e personalizar o espaço.

Escrever um comentário