Contato

contato@alineguedesarquitetura.com.br
(51) 3626.2017
(51) 98955.0804
R. Bento Gonçalves 428, Sala 03
Centro,Torres - RS

Steel frame – construção seca

Steel frame – construção seca

Nas últimas semanas falamos aqui sobre algumas técnicas construtivas mais ágeis e que geram menos resíduo, hoje iremos falar sobre mais um tipo de construção que também tem essas características em comum, o steel frame. É um tipo de construção que utiliza de perfis de aço como sua estrutura principal. O sistema construtivo é muito semelhante ao wood frame, já que também se caracteriza como construção seca.

O Steel Frame, muito difundido nos países europeus, é um tipo de construção pré-fabricada. Toda a estrutura é produzida em uma indústria, junto com as conexões de água e esgoto. Porém a construção não chega pronta no canteiro de obras, todos os perfis são organizados como um grande quebra-cabeças, para serem todos encaixados e parafusados no terreno em que será construída a obra.

ESTRUTURA

Apesar de o sistema construtivo ser pré-fabricado, como qualquer obra, todo o projeto é previamente planejado e calculado estruturalmente de modo a encontrar as corretas dimensões, espaçamentos e quantidade de perfis. De acordo com a região a ser implantada, o aço adotado sofre variações em espessura e tipo, decorrente das áreas – litorânea, rural ou urbana. Normalmente os montantes tem o espaçamento máximo em eixo de cerca de 60 cm e no caso de paredes hidráulicas, em torno de 40 cm. A cobertura pode ser de tesouras de madeira ou treliças metálicas. As aberturas – portas e janelas – devem ser estrategicamente dispostas e pensadas junto ao desenvolvimento técnico do projeto, devido ao espaçamento modular regrado entre os montantes. Apesar disso, é um sistema muito versátil, podendo ser aplicado no fechamento de edifícios de até quatro pavimentos e projetos comerciais.

Ilustração perfis de aço que compõe a estrutura

 

ACABAMENTOS

Para o fechamento externo, a estrutura é composta pelos perfis de aço galvanizado, isolante termoacústico, painel estrutural de OSB, manta hidrófuga e placa cimentícia. Após a aplicação da placa é possível adicionar o tipo de acabamento desejado, como por exemplo a pintura.

O fechamento interno é composto pelos perfis de aço galvanizado, isolante termoacústico, painel estrutural de OSB, placa de drywall (gesso acartonado) e revestimento de acabamento – pintura, cerâmica, papel de parede, etc.

Ilustração dos sistema termoacústico e acabamentos

 

SUSTENTABILIDADE

Uma das grandes vantagens dessa técnica construtiva é proporcionar uma obra limpa e rápida. Destaca-se ainda sua versatilidade, podendo ser aplicado no fechamento de edifícios de até quatro pavimentos e projetos comerciais. Outro ponto importante é a possibilidade de reciclagem do aço.

Conforme pesquisas, no Brasil, menos de 3% das edificações são construídas pelo sistema steel frame, muito pouco devido à todas vantagens que esse sistema apresenta. Isto se dá pelo fato de o Brasil ainda ser um país muito conservador, novas tecnologias demoram para serem totalmente aceitas, mesmo apresentando muitos benefícios. Com a procura pelo alto desempenho e a sustentabilidade na construção civil, este sistema se mostra muito eficiente e apropriado.

Escrever um comentário